O Milwaukee Bucks (4-2) é o novo campeão da temporada 2020/21 da NBA. A franquia do Wisconsin se impôs diante de 17.397 pessoas no Fiserv Forum e venceu o Phoenix Suns (2-4) por 105 a 98 com Giannis Antetokounmpo tendo uma das maiores atuações da história das Finais da NBA.
O grego foi simplesmente imparável. Foram 50 pontos, 14 rebotes e cinco tocos. Ele se tornou o sétimo na história a chegar a essa marca em um jogo nas Finais, os últimos dois foram LeBron James em 2018 e Michael Jordan em 1993. Antetokounmpo igualou a marca de pontos do lendário Bob Pettit em um jogo que vale o campeonato. Khris Middleton marcou 17 pontos, Jrue Holiday, 12 pontos e 11 rebotes e Brook Lopez terminou com 10 pontos e oito rebotes. Na segunda unidade, Bobby Portis fez 16 pontos.
Chris Paul foi o cestinha dos Suns com 26 pontos. Devin Booker despencou de produção vindo de dois jogos de 40 pontos e terminou sua participação em sua primeira final com 19 pontos, Jae Crowder fez boa partida com um duplo-duplo, 15 pontos e 13 rebotes com quatro roubos de bola e um toco. Fechando o quinteto titular, DeAndre Ayton fez 12 pontos.
Como era de se esperar em um jogo valendo título, tensão. Muitos turnovers de ambos os lados nos primeiros minutos. Os Bucks conseguiram uma pequena vantagem com Jrue Holiday da cabeça do garrafão e em seguida Middleton abriu na cravada 10 a 5. Middleton voltou a anotar bolas importantes e em dois ataques seguidos a vantagem foi para oito, 15 a 7. Crowder descontou primeiro na meia distância e depois Cameron Payne converteu do perímetro a diminuiu o jogo para duas posses já nos últimos minutos, 18 a 14. A reação dos Suns parou por aí porque, Antetokounmpo apareceu e fez os seis dos últimos 11 pontos de Milwaukee no quarto que terminou 29 a 16.
Os erros iniciais do primeiro quarto persistiram no segundo, só que desta vez os Suns emplacaram uma corrida de 10-0, com Cameron Payne anotando metade dos pontos e a diferença caiu rapidamente para três pontos, 29 a 26. O time de Arizona virou a partida já com relogio se encaminhando para os últimos minutos com outra boa corrida espaçada de 9-0 que foi finalizada com Ayton no lance-livre, 35 a 33. Os vistantes abriram sete de frente com Chris Paul na meia distância, 47 a 40 e Middleton descontou no último segundo em dois lances-livres, 47 a 42.
Antetokounmpo converteu seis pontos seguidos nos primeiros minutos do terceiro quarto e na única cesta que fez do perímetro na parcial abaixou o jogo para um ponto, 49 a 48. Os Bucks viraram a partida com mais uma vez o grego tomando as redías da partida e anotando outros seis pontos consecutivos 58 a 55. Brook Lopez fez seis pontos em sequencia, seus únicos na parcial, e os Bucks chegaram a 66 a 61. Os Suns responderam com Crowder de fora e depois com Booker do garrafão e mais um lance-livre de bonificação por goaltending de Antetokounmpo, 71 a 69. Phoenix colocou fogo no jogo ao anotar os últimos seis pontos do período e empatar nos últimos segundos com Booker no lance-livre, 77 a 77.
O quarto derradeiro pegou fogo com as duas equipes se alternando freneticamente na liderança até Antetokounmpo conseguir dar uma leve desgarrada com duas idas a linha de lance livre e convertendo os quatro arremessos que tinha a sua disposição, 90 a 84. Crowder abaixou a diferença para duas posses já nos últimos minutos de média distância, 94 a 90. Mas a estrela grega apareceu mais uma vez e fez duas bolas importantes, uma do garrafão e outra da linha de lance-livre que deixou uma vantagem confortável de 100 a 92. Os Suns não conseguiram reagir nos minutos restantes e os Bucks fecharam o jogo por 105 a 98. Milwaukee volta a levantar um título da NBA após 51 anos, o outro título da franquia e único até então havia sido em 1970 com a formidavel dupla de Oscar Robinson e Kareen Abdul-Jabbar.
NBA.com
Comments