Kyle Lowry, um dos grandes nomes da história do Toronto Raptors, responsável pelo único título da franquia em 2019 terá seu número aposentado na Scotiabank Arena, quando se aposentar. O dono dos Raptors, Larry Tenenbaum informou da decisão a Jared Weiss, do The Athletic.
“Ele se aposentará como um Raptor e seu número certamente estará hasteado em nosso ginásio”, disse Tanenbaum. “A homenagem será a primeira [para os Raptors] e eu amo o Kyle. Eu amo sua liderança, inteligência e paixão.”
Lowry chegou a Toronto por meio de uma troca em julho de 2012 com o Houston Rockets por Gary Forbes e uma futura escolha de primeira rodada protegida, ele passou nove temporadas com a franquia canadense e passou de um titular sólido para o líder do campeonato de 2019.
O armador é considerado por muito o maior Raptor de todos os tempos, ele detém o recorde da franquia em triplos-duplos, 16, bolas triplas, 1,518, assistências, 4,277 e roubos de bola, 873. Com 10,540 pontos, Lowry fica apenas atrás de DeMar DeRozan com 13,292 como maior cestinha de Toronto. Foram 601 jogos e 20,813 minutos em quadra, com a camisa da equipe canadense o que também o coloca atras de DeRozan. Nas últimas cinco temporadas, ele lidera a liga em faltas cometidas, 166.
Durante sua última temporada com os Raptors, que jogou em Tampa Bay devido a pandemia, Lowry teve momentos de grande liderança em quadra, mas as lesões o restringiu a apenas 46 jogos.
Ele teve médias de 17,2 pontos e 7,3 assistências e Toronto terminou na 12° posição, fora da zona de classificação para os playoffs.
Além dos recordes e estatísticas, Lowry foi um dos responsáveis de colocar a franquia de Toronto no "mapa" da NBA, após anos sem ter uma expressão muito grande dentro da liga.
"Ele mostrou à nossa cidade quem nós queremos ser. O lutador. O líder", disse o prefeito de Toronto, John Tory, em um comunicado. "O jogador que te protege e lidera o ataque. Quem assume o controle. Quem cai e se levanta. De novo e de novo."
“É difícil escrever, mas chegou a hora de começar o próximo capítulo da minha história”, escreveu Lowry em uma mensagem de despedida para a cidade, país, franquia e seus fãs. "Mas a ligação que eu tenho com você é inquebrável. Toronto será para sempre minha segunda casa e sempre estarei vinculado à franquia, à cidade e ao país do Canadá, o que me deixa extremamente feliz em dizer isso."
Na segunda-feira da semana passada, Lowry assinou com o Miami Heat por três anos no valor aproximado de US$ 90 milhões.
The Canadian Press
Comments