Na disputa do terceiro lugar no torneio olímpico masculino de basquete na Saitama Super Arena, a Austrália conta com o veterano Patty Mills inspiradíssimo e bate a Eslovênia de Luka Doncic por 107 a 93 a fatura a medalha de bronze, a primeira da história do país na modalidade.
Na Austrália, Mills foi o cestinha da partida com impressionantes 42 pontos, Joe Ingles terminou com 16 pontos e nove rebotes, Landale fez 14, Exum vindo do banco em 20 minutos terminou com 12 pontos e Thybulle marcou 11.
Pela Eslovênia, Luka Doncic encerrou sua primeira participação olímpica com 22 pontos, oito rebotes e sete assistências, Mike Tobey fechou a partida com 13 pontos, Prepelic em 27 minutos em quadra marcou 18 pontos e Blazic fez 12.
Os australianos começaram bem a partida com Joe Ingles convertendo duas bandejas seguidas e Patty Mills matando uma bola do perímetro que abriu 9 a 2. Os Boomers ampliaram com Landale na cravada, 13 a 7 mas a Eslovênia respondeu com uma corrida de 10-0 e viraram o placar com Mike Tobey em um arremesso da cabeça do garrafão, 17 a 13. A Austrália virou com Thybulle na cravada no último segundo e Dimec descontou no tapinha após rebote ofensivo, 20 a 19.
Os eslovenos abriram uma pequena vantagem nos primeiros movimentos do segundo quarto com Dimec na bandeja, 28 a 25. Patty Mills fez uma sequencia de nove pontos seguidos para os Boomers, com duas bolas do perímetro e uma conversão de três lances-livres após sofre falta de Dragic que virou o jogo 37 a 35. Depois abriu 10 com ele novamente completando na bandeja após bater a carteira de Cancar, 45 a 35. Os australianos se mantiveram a frente até o estouro do relógio e fechou o primeiro tempo com uma sequencia de duas cravadas para o Thybulle, 53 a 54.
A segunda etapa começou um pouco morna para os dois lados com muitas seleções erradas de arremessos e turnovers, mas a Austrália se manteve no controle do resultado e chegou a abrir 12 pontos de frente com Patty Mills no contra-ataque definindo na bandeja, 64 a 52. Os europeus voltaram para o jogo em um ataque de quatro pontos de Prepelic, bola tripla mais lance-livre de bonificação, 66 a 60. Mas Joe Ingles apareceu nos últimos dois minutos e matou duas bolas do perímetro para fechar a penúltima parcial, 78 a 67.
Os eslavos não queriam deixar a vitória e a medalha escapar das mãos e abriram o último quarto com uma ótima corrida de 13-5 e colocaram a diferença em apenas três pontos com bola de Doncic do garrafão, 83 a 80. Os australianos tentavam se descolar na base da bola tripla, mas Doncic respondia na mesma moeda a mantinha as esperanças vivas para os europeus. Mas o punhal no coração esloveno, venho com uma corrida de 10-0 com duas bolas do perímetro de Joe Ingles e Nicholas Kay que abriu uma vantagem irreversível de 16 pontos, 102 a 86. O placar final ficou 107 a 93 para os Boomers e medalha inédita.
NBA/Getty images
Comments