Nesta segunda-feira, 5, #1 Baylor Bears (28-2) e #1 Gonzaga Bulldogs (31-1) se enfrentaram na grande final do basquete universitário de 2021, no Lucas Oil Stadium, em Indianapolis. O time da Big 12 não tomou qualquer conhecimento dos Bulldogs, até então invictos no ano, e conquistou o primeiro título do programa com tranquilidade 86 a 70.
Pelos Bears, Jared Butler foi o grande nome da final com 22 pontos e sete assistências. MaCio Teague fez 19 pontos, Davion Mitchell terminou com 15 pontos, seis rebotes e cinco assistências. Mark Vital fez ótimo trabalho nos rebotes nas duas tabelas. Foram 11 no total, sendo oito apenas ofensivos. Adam Flagler vindo do banco contribuiu com 13 pontos.
Pelos Bulldogs, Jalen Suggs, o herói da classificação contra UCLA no Final Four, foi o cestinha da equipe e também do jogo junto com Butler com 22 pontos. O problema foi a pontuação ficou muito concentrada diferentemente de Baylor. Apenas mais dois jogadores passaram de dígitos duplos, Drew Timme e Corey Kispert marcaram 12 pontos cada. Andrew Nembhard e o francês Joel Ayayi tiveram apenas nove e oito pontos cada, respectivamente.
Baylor começou com seu quinteto titular com a mão muito quente e rapidamente abriram 9 a 0 com uma combinação de Jared Butler e Davion Mitchell. Tchamwa Tchatchoua e Adam Flager saíram bem do banco e alargaram ainda mais a vantagem inicial para a equipe do Texas, 23 a 8. Até o momento Jalen Suggs estava zerado nos chutes de quadra. A diferença subiu para 19 pontos com dois ataques de três de Butler e Teague, 29 a 10. Drew Timme tirou Gonzaga um pouco do buraco com uma bola do garrafão e uma cravada, 29 a 14. Baylor abriu larga vantagem em seguida com Teague mais uma vez, mas os Bulldogs com conversões de lance livres e bolas próximas a cesta diminuíram o buraco enorme, 38 a 26 depois da enterrada de Joel Ayayi. Teague fez sete pontos seguidos para os Bears e deixou o jogo 45 a 28. Gonzaga conseguiu uma boa reação nos minutos finais e fez uma corrida 9-2 para fechar o primeiro tempo, 47 a 37.
Butler anotou duas bolas seguidas do perímetro para começar os trabalhos no segundo tempo da final para Baylor, 53 a 39. Os texanos continuavam a ter total controle do jogo não deixando Gonzaga se aproximar mantendo acima dos 10 pontos de diferença. Suggs com dois layups abaixou o jogo para 11 pontos, 56 a 45. Mas os Bears com ótimo jogo coletivo e sem desperdiçar oportunidades de lance-livre se distanciavam no marcador, eles anotaram uma corrida de 6-0 e chegaram a 20 pontos de frente, 73 a 53. A partir da metade final de jogo Baylor apenas administrou a larga vantagem para se sagrar campeã pela primeira vez do torneio da NCAA do basquete universitário por 86 a 70.
Robert Deutsch-USA TODAY Sports
Comments