Nesta terça-feira, 10, o Dallas Mavericks abriram o cofre e renovaram com a super estrela eslovena, Luka Doncic por cinco anos em uma extensão contratual máxima para calouro de US$ 207 milhões. O acordo também inclui uma player option no último ano, informação do agente Bill Duffy da BDA Sports a ESPN.
Doncic apesar de só ter 22 anos rapidamente se tornou uma das caras da liga, ele se tornou o primeiro jogador da história elegível para assinar uma extensão máxima a um calouro sendo votado por duas vezes para o primeiro time All-NBA.
Um grande número do front office da franquia foi até Ljubjana, na Eslovênia nesta segunda-feira para apresentar o contrato oficialmente ao jogador. No grupo se encontrava o dono da franquia Mark Cuban, o general manager Nico Harrison, o head coach Jason Kidd, o assistente de general manager, Michael Finley, o conselheiro especial Dirk Nowitzki e o diretor de performance e saúde dos jogadores, Casey Smith.
"Hoje é um sonho que se tornou realidade," disse Doncic em um comunicado a ESPN. "O basquete me deu tantas coisas e me levou a lugares maravilhosos. Eu sou grato e animado em permanecer em Dallas como parte dos Mavericks.
"Estou comprometido com a organização e agradeço o apoio dos meus fãs. Junto com este novo contrato, também estou feliz em anunciar que estou aumentando meus esforços e me concentrando na expansão da Fundação Luka Dončić. Minha fundação é uma organização internacional sem fins lucrativos isso dará retorno a lugares que significam tanto para mim como meu país natal, a Eslovênia, bem como às comunidades no norte do Texas.
"Estou feliz em compartilhar, em parceria com a 2K Foundations, que lançaremos duas quadras de basquete aqui na Eslovênia em breve. Estamos reformando minhas quadras de infância, onde aprendi e pratiquei o jogo. A oportunidade para as crianças brincarem nas mesmas quadras e seguirem os mesmos sonhos que tive é algo que me entusiasma.
"Mal posso esperar pelo futuro dentro e fora da quadra de basquete."
Doncic se tornou o mais jovem na história a vencer um MVP da EuroLiga em 2017-18, quando ele levou o Real Madrid ao título continental antes se inscrever no Draft de 2018 da NBA e ser selecionando na terceira escolha geral pelo Atlanta Hawks, e depois ter trocado com os Mavs por Trae Young e uma futura escolha de primeira rodada.
O esloveno venceu o prêmio de calouro do ano em 2018-19 e foi como já informado na matéria duas vezes para o primeiro time All-NBA.
Doncic também teve um ótimo desempenho em seu primeiro Jogos Olímpicos, em Tóquio, terminando na quarto posição com a Eslovênia após perder a disputa do bronze para a Australia. Em sua carreira na NBA, o jovem armador tem médias de 25,7 pontos, 8,4 rebotes e 7,7 assistências. Na pós-temporada o sarrafo sobe ainda mais 33,5 pontos, 8,8 rebotes e 9,5 assistências em 13 jogos.
Apesar do brilhantismo em quadra, os Mavericks ainda penam para passar da primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste. Dallas foi eliminado nos últimos dois anos pelo Los Angeles Clippers, mesmo com Doncic tendo dominado com cinco jogos de 40 pontos ou mais. O buzzer-beater na vitória no jogo 4 em 2020, quando ele terminou com 43 pontos, 17 rebotes e 13 assistências. E no derradeiro jogo 7 da última temporada com 46 pontos e 14 assistências.
Getty images
Commenti